segunda-feira, 6 de abril de 2015

LIBERDADE x ESCRAVIDÃO

No seu artigo sobre liberdade e escravidão indígena, Beatriz Perrone-Moisés*, aborda as questões que giram em torno da maneira como a Legislação do Brasil Colonial tratava o cativeiro indígena. A autora aponta contradições nessa legislação que ora dava liberdade aos Índios e ora apoiava o seu cativeiro. O texto também trata do funcionamento dos aldeamentos indígenas, mas sempre voltado para as questões da liberdade e da escravidão.
Este texto foi originalmente publicado no livro História dos Índios no Brasil, que é organizado por Manuela Carneiro Da Cunha, pela Cia. Das Letras. Infelizmente, o livro encontra-se esgotado, o que é lamentável já que ele é quase uma “Bíblia” para os que se dedicam a temática indígena, não importando a área.  AQUI está sendo disponibilizado apenas o artigo de Beatriz Perrone-Moisés, Índios Livres E Índios Escravos: Os Princípios Da Legislação Indígenas. Em breve disponibilizaremos outros artigos do mesmo livro.


*Beatriz Perrone-Moisés é Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1982), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1996). Pós-doutorado EHESS-França (2003). Professora do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA-USP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário